Compartilhe:

Índice

Proatividade, um diferencial que se destaca!

Índice

Proatividade

É bem possível que você já tenha ouvido falar sobre proatividade, é um dos termos mais utilizados para falar sobre pontos fortes sobre candidatos a vagas de trabalho ou bons funcionários. Proatividade sem dúvida é uma das características mais buscadas no mercado e mais valorizadas no ambiente de trabalho.

Além de tudo, proatividade é uma característica fundamental, principalmente para aqueles que anseiam por cargos mais altos dentro nas empresas, pois, se trata de uma característica fundamental para um líder.

Mas, você sabe o que significa proatividade? Quais as características de uma pessoa proativa? Quais as vantagens de ser um colaborador proativo?

Enfim, é o que iremos analisar hoje no nosso blog. Continue lendo para saber mais!

O que é proatividade?

Proatividade é uma competência, que tem como característica a capacidade de antecipar e resolver problemas de maneira espontânea, tomando para si uma responsabilidade, sem a influência de terceiros. Uma das principais vantagens das pessoas proativas é a visão futurista, que identificam possíveis problemas, resultante em uma vantagem muito significativa para a equipe e para a empresa.

Uma pessoa com a característica da proatividade, consegue executar suas funções e resolver problemas da melhor maneira, sem receber uma ordem ou orientação.

Além disso, é importante saber diferenciar uma pessoa proativa e uma reativa. Uma pessoa reativa é aquela que está sempre buscando desculpas para o não cumprimento de alguma atividade, atraso, ou ainda possui o hábito de se vitimizar, dando a impressão que está sempre sendo injustiçada.

Podemos entender a pessoa proativa, como o oposto, pois está sempre buscando soluções e não desculpas. Além disso, vale ressaltar que o profissional proativo não trabalha sozinho, como também consegue ajudar seus colegas

O que é ter proatividade no trabalho?

Peão de xadrez, proativo

Uma pergunta importante a fazer a si mesmo é: eu estou sendo proativo em minha empresa? Para responder isso, é analisar o contexto geral de sua equipe e ambiente de trabalho.

O primeiro ponto a ser analisado é a capacidade de executar a suas atividades, sem qualquer tipo de ordem ou orientação. Ser autônomo e ter uma equipe, com a consciência do que deve ser executado, mais que isso, que funciona sem a presença de um líder, é uma dos maiores sinais de proatividade.

Para o líder, ter a necessidade de ordenar, pedir ou ordenar sua equipe, do que deve ser feito, pode se tornar algo extremamente exaustivo.

Por isso, uma equipe considerada produtiva, é aquela que não depende das orientações de sua liderança para executar suas atividades. Um bom líder, é aquele que consegue gerenciar uma equipe, mesmo estando a distância.

Outra característica de uma pessoa proativa, é a criatividade para criar projetos que ajudaram a equipe ou a empresa, para atingir seus objetivos, e, além disso, a capacidade de colocar isso em prática.

Está característica é uma das mais buscada e apreciadas no mercado de trabalho, por isso, o profissional que possuí essa característica é extremamente valorizado no mercado de trabalho.

Por fim, um profissional proativo, também está a todo momento buscando se atualizar dentro de sua área de atuação. Buscar novos conhecimentos, tendências e habilidades é uma característica proativa.

Sabendo disso, o profissional proativo, reúne essas características:

  • Iniciativa;
  • Responsabilidade;
  • Foco;
  • Visão de oportunidade;
  • Determinação;
  • Sensação de dono na empresa;
  • Autoconhecimento;
  • Visão sobre o futuro;

A importância da proatividade

Um dos pontos mais importantes ao ser proativo, é a capacidade de se preparar para possíveis eventos inesperados, erros, frustrações, entre outros imprevistos.

Por isso, o colaborador proativo, é fundamental para o funcionamento de uma equipe, e consequentemente para a empresa. Conforme o ramo da empresa, imprevistos são bem comuns no dia a dia da empresa, porém, dependendo do erro, pode atrapalhar o fluxo da empresa, linha de produção, possivelmente causando prejuízos.

A importância do colaborador ou equipe proativa se dá nesse momento, com uma visão futurista, a previsão desses erros, torna a tarefa da resolução desses problemas muito mais simples.

Por fim, é de extrema importância que o colaborador proativo tenha o reconhecimento na empresa, além de incentivar a prática do pro-ativismo, o reconhecimento evita um possível turnover ou até mesmo um burnout.

É possível se tornar proativo?

homem aprendendo proatividade

A primeira coisa a se saber é que: sim, é possível se tornar um profissional proativo. Não se trata de um talento natural, ou algo impossível de se aprender, é algo que está diretamente ligado a forma de como funciona seu pensamento profissional.

Para entender melhor, coloque-se e pense em ocasiões do passado. Quando houve um imprevisto no seu trabalho, qual foi a forma que você reagiu ao problema? Como você superou esse obstáculo? Você precisou que outra pessoa orientasse você?

É possível que você já possua características proativas, e para se tornar um profissional proativo por completo, siga esse passo a passo:

Autoconhecimento

Um dos primeiros fatores para praticar o pro-ativismo, é o autoconhecimento, afinal, para saber se você é um funcionário proativo, deve conhecer suas características no geral. É importante saber que você conheça quem você é no momento, e não quem você deseja ser.

Por isso, faça uma autoanálise sobre quais suas estão sendo suas atitudes durante o dia a dia, quais decisões você tem tomado, entre outros.

Seja comunicativo

Para ter uma visão completa da equipe, das possíveis crises e problemas, é necessário que você seja participativo. Converse com seus subordinados e superiores, avalie o seu desempenho e de sua equipe.

É fundamental que você mantenha uma boa comunicação com os colaboradores em geral, a comunicação é importantíssimo para uma produtividade elevada, além de evitar possíveis erros.

Gestão de tarefas

Outro ponto, é importante que você saiba priorizar as atividades mais importantes de sua rotina. Além de melhorar sua gestão de tempo, é importante saber que existem tarefas que podem não ser relevantes no momento em que você completa ela, enquanto isso, podem existir aquelas atividades mais relevantes, mas são deixadas de lado.

Estimule a criatividade

É possível que você já passado pela seguinte situação: você observou uma falha, erro, ou ainda uma ideia de melhoria para seu trabalho, porém, ninguém apresentou uma solução para aquele problema.

É nesse momento onde a proatividade se destaca, tente pensar em soluções e crie projetos de melhorias para seu ambiente de trabalho ou empresa. Além de melhorar o desempenho de sua equipe, é bem provável que você vá se destacar entre os outros colaboradores.

Qual o resultado da proatividade na empresa?

Equipe proativa tingindo objetivo

Agora que você já sabe da importância de um trabalhador e uma equipe proativa, você sabe qual o resultado de se ter uma equipe com colaboradores proativos?

Primeiramente, é o importante saber que a proatividade é muito importante para seu crescimento profissional. Mas, a proatividade é ainda mais impactante para os resultados da equipe e da empresa.

Por isso, os principais benefícios da proatividade são;

  • Alcance de metas, com equipes mais produtivas;
  • Prevenção de erros e falhas na organização;
  • Otimização do tempo;
  • Planejamento estratégico;
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Saída da zona de conforto;

Como incentivar a cultura da proatividade?

Equipe proativa

Qualquer liderança de uma empresa, sonha em ter uma equipe proativa. E não é de se surpreender, afinal, os benefícios de uma equipe proativa são inúmeros. Mas, nem sempre essa característica surge de maneira natural, por isso, deve ser estimulada por um terceiro.

Nesse caso estamos falando sobre o líder, que deve, acima de tudo, ser um exemplo de proatividade. Além disso, saiba dar o reconhecimento para aqueles que estão desempenhando o papel de proativos e por fim dar os feedbacks necessários, para que o colaborador saiba em que posição está no momento.

Por fim, falaremos mais em como cultivar essa cultura dentro de sua empresa.

Comunique o planejamento estratégico para a equipe

Um dos pontos primordiais para a proatividade de sua equipe é, deixar claro qual é o plano estratégico da empresa. Uma das principais vantagens disso é que, a sua equipe pode dar uma visão mais clara, sobre pontos dentro da estratégia que podem não ter sido observados antes.

Além de estimular a criação de soluções, irá deixar sua equipe com uma sensação de pertencer à empresa, sendo algo muito positivo.

Autonomia

Uma mudança que pode trazer benefícios para sua empresa, é a autonomia de seus funcionários podem ter na tomada de decisões. O principal defeito das empresas atualmente é, deixarem seus funcionários presos a função em que eles exercem.

Assim, dar confiança para que eles tomem suas próprias decisões, pode estimular a criatividade desses funcionários, além de comunicarem a liderança sempre que tiverem uma ideia de melhoria para a equipe.

Converse individualmente com cada colaborador

O grande problema na avaliação de desempenho da equipe, é a generalização do trabalho dos colaboradores. Por isso, ter conversas individuais com cada funcionário, é importante para que se saiba, o que cada colaborador está fazendo de diferente em sua função, e se isso se aplica a realidade.

Além disso, ter conversas individuais, vai fazer com que o funcionário tenha mais liberdade para expor suas ideias e opiniões sobre a empresa no geral.

Cultura organizacional

Este é o ponto-chave para se manter ou criar funcionários proativos em sua empresa. Afinal, uma empresa que não estimula a criatividade ou não da liberdade para o funcionário em sua cultura organizacional, dificilmente, irá manter colaboradores proativos. Em sua maioria, sofrerá turnover, e irá manter apenas aqueles colaboradores sem muita perspectiva, que fazem apenas o que é pedido e nada mais.

Por isso, revise a cultura organizacional de sua empresa, ela pode estar impactando diretamente no crescimento e desempenho de talentos dentro de suas equipes.

Conclusão

A proatividade é uma característica fundamental nas organizações, pois, ela não é só uma característica que favorece a empresa, como também traz vantagens para o colaborador com ambição por cargos mais altos.

Para as empresas, ter funcionários proativos, significa ter sempre em seu time de colaboradores, novas ideias e soluções para problemas. Além disso, o desempenho e resultado são sempre maiores com aquelas equipes compostas por pessoas proativas.

Para o leitor que deseja um cargo maior, saiba que a característica da proatividade, é em maior parte, uma característica muito valorizada pelas empresas. Por isso, deve-se sempre observar o contexto geral de sua equipe, é bem provável que o funcionário com a característica da proatividade em mais destaque, quase sempre é a pessoa que está no cargo da liderança.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Soft skills: o que são e dicas para melhorar

07/11/2023

Sistema de gestão de pessoas: O que é e por que utilizar um?

01/11/2023

Folha de ponto digital: O que é e quais são as vantagens?

26/10/2023