Compartilhe:

Índice

Tendências para o RH 2022

Índice

Mas afinal quais são as tendências de RH para 2022? Essa é uma pergunta muito comum nos escritórios. Investir em sistemas automatizados deve ser um dos pilares para uma boa gestão de pessoas.

2021 está chegando ao fim e, embora estejamos caminhando rumo a um retorno gradual, o trabalho não será o mesmo que conhecíamos há algum tempo.

Os profissionais de Recursos Humanos devem contar com ferramentas para melhorar processos que lidam diariamente. Recrutamento e seleção de candidatos, por exemplo, é uma das questões que pode ser beneficiada com o uso de sistemas digitais.

Confira a seguir tudo aquilo que deve ganhar ainda mais espaço no RH durante o próximo ano!

Mudanças comportamentais 

A pandemia intensificou mudanças e tendências previstas para os próximos anos, como o trabalho híbrido e remoto, a dificuldade de estabelecer relacionamentos interpessoais.

De acordo com o Relatório Anual Institucional & Sustentabilidade do Instituto Presbiteriano  a pandemia do Coronavírus, deixou consequências que as gerações dos últimos 100 anos não viram e enfrentaram. Nós já havíamos passado por outras pandemias, mas dessa forma e dessa magnitude, é a pior nesses últimos 100 anos. Foi necessário nos reinventarmos.

Modelo de trabalho

O modelo de trabalho híbrido já virou regra para algumas empresas, principalmente aquelas que podem ter suas operações centralizadas em dispositivos digitais. Além de ser uma forma de trabalho mais econômica para a organização, ela permite que os funcionários tenham mais liberdade e controle sobre seus horários e tempo livre.

Trabalho remoto: o home office e o trabalho remoto em algumas áreas se tornaram regra e tendem a permanecer após a pandemia. O que percebeu-se é que dependendo do perfil comportamental e de trabalho de cada colaborador, há uma adaptação melhor para o trabalho de casa ou não.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Gartner, pelo menos 48% das pessoas trabalharão remotamente pelo menos uma parte do tempo, após o período de isolamento social. Evidenciando o quanto o trabalho remoto ou home office pode acontecer com mais frequência do que esperado.

Expansão do trabalho freelance: a modalidade freela conversa muito com a ascensão de trabalhos remotos. Em que o colaborador faz seu horário e escolhe os trabalhos que deseja fazer. Essa modalidade também anda relacionada ao aumento da taxa de desemprego que impactou o Brasil em 2020 e 2021, as pessoas precisaram buscar alternativas para as formas de trabalho e o trabalho freela foi uma delas.

Digitalização de processos

A digitalização das coisas já está aqui, não é considerada uma tendência, pois já virou realidade. Em respeito a esse tipo de necessidade nas empresas, o trabalho remoto juntamento do home office, vieram provar que ela é extremamente necessária, principalmente para empresas de tecnologia e desejam expandir suas operações.

Para os setores de RH e DP, existe a plataforma da MarQ que descentraliza o controle das questões burocráticas de cada colaborador, e permite que não somente o setor responsável cuide das questões burocráticas, mas também como gestores e os próprios colaboradores. 

Conheça mais tendências de RH para 2022

Profissionais de Recursos Humanos lidam com pessoas todos os dias, mas alguns deles ainda gastam muito tempo com análises manuais. Por isso, uma das tendências para 2022 é a automatização dos procedimentos. Ou seja, por meio do investimento em ferramentas digitais e apoio da tecnologia, a gestão passa a ser menos manual.

Os gestores de Recursos Humanos precisam ter a mente aberta para as novidades que são propostas a cada nova temporada. Não adianta apenas investir em ferramentas inovadoras, é preciso mudar a cultura organizacional. Todos os envolvidos precisam entender a importância das novidades implantadas.

Reunimos 5 tendências de RH para 2022, que devem chegar com força ao longo deste ano. Então, aperte os cintos e embarque conosco nesta viagem. Confira agora cada uma delas:

1.Evolução nos processos de recrutamento e seleção

Nos últimos anos, as ferramentas que usam este conceito evoluíram bastante. A MarQ tem desenvolvido sistemas para auxiliar o departamento de RH com o nosso módulo de recrutamento  com ele é possível auxiliar em todo o processo de contratação da sua empresa, desde a criação de uma nova vaga até a coleta de documentos durante o processo de admissão.

Certamente ainda vão ter candidatos dispostos a imprimirem o currículo e levarem até o seu escritório. Contudo, ao solicitar o envio da versão digital do documento, fazer a análise das informações por meio de um software passa a ser uma alternativa muito mais interessante.

Em um processo de contratação em massa, é possível recorrer a um banco de dados, onde estarão inscritos os profissionais mais adequados para a vaga que está sendo oferecida. Isso facilita o direcionamento no recrutamento, alinhando os candidatos com a cultura organizacional.

A burocracia passa a ser menor, embora ainda aconteça no Departamento Pessoal, principalmente quando se pensa no registro do profissional. Contudo, os processos para encontrar novos talentos passam a fluir melhor com essa automatização. Ou seja, além de tornar as contratações mais velozes, também faz com que sejam mais assertivas.

2. Feedbacks

As empresas devem buscar formas de aumentar o envolvimento dos colaboradores com o negócio. A partir disso, implementar metodologias de feedback é interessante, já que isso auxilia no planejamento da área de RH. Eles fazem com que a sintonia entre as duas partes seja ajustada.

Não basta fazer apenas simples pesquisas junto aos colaboradores. É necessário pensar em questionários que possam fazer a diferença em relação ao desenvolvimento das pessoas, contribuindo para atingir os objetivos traçados no planejamento para o ano.

Na MarQ possuímos  a ferramenta termômetro de humor: Tenha feedback diário do humor dos seus funcionários para identificar oportunidades de criar um ambiente saudável e acolhedor na sua empresa.

  • – 5 níveis de humor, de muito triste a muito feliz
  • – O funcionário pode responder ao registrar o ponto
  • – Gere um relatório para acompanhar todas as respostas recebidas

Quando for conversar com o colaborador, é importante citar pontos positivos e negativos das atividades que eles vêm desempenhando. O líder deve deixar para trás as impressões subjetivas e pessoais, já que não agregam neste momento.

 

3.Flexibilidade no trabalho

A flexibilidade no trabalho é algo que percebemos cada vez mais nos RHs e empresas como um todo. O modelo de jornada de trabalho sem contar com um horário fixo vem ganhando adeptos. Neste caso, a avaliação pode ser feita por meio de entregas realizadas.

Ao adotar um modelo flexível de trabalho, é permitido que os colaboradores possam cumprir as atividades nos momentos em que estiverem mais dispostos. De fato, nem todos se saem melhor no horário tradicional, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

É claro que toda essa flexibilidade no trabalho depende muito de quais atividades são desempenhadas pelo profissional em questão. No caso daqueles que atuam em home office, é muito mais fácil adotar esse novo modelo.

4.Gerenciamento em tempo real

A velocidade das tomadas de decisão é um fator determinante para a competitividade. Dessa forma, ter informações sobre os diversos aspectos que envolvem a gestão de pessoas pode ser um enorme diferencial para o seu negócio. Entre os exemplos de possibilidades, podemos citar:

  • Aumentar a previsibilidade para o processo de tomada de decisão preventiva;
  • Acelerar a tratativa de ponto durante o mês, evitando que tudo seja feito com antecedência, agilizando o fechamento da folha.

Um bom começo é a escolha de uma ferramenta de gestão de ponto eletrônico, como a da MarQ. Algumas dessas tecnologias podem fornecer uma série de informações valiosas sobre os colaboradores em tempo real. Com isso, os gestores de Recursos Humanos e gerentes de cada área passam a contar com o apoio de dados atualizados.

Além disso, esses sistemas podem ser integrados a uma série de outras tecnologias de gestão, fazendo com que as marcações de horários da jornada de trabalho passem a ter muito mais valor. Esse conjunto de hardwares e softwares fornece ainda a capacidade de processar e interpretar uma vasta quantidade de dados, online, em tempo real.

5.Treinamentos online

Essa é uma tendência que teve um boom em 2020, durante a pandemia de Covid-19 e que segue como uma das tendências para 2022. Os treinamentos online começaram a ganhar força devido ao distanciamento social necessário nos últimos tempos. Além disso, possuem praticidade na aplicação e a mesma eficácia que os presenciais.

Eles são mais flexíveis, já que os profissionais não precisam ir até um local para assistirem às aulas. Dependendo de qual for o treinamento, as video aulas podem ser gravadas, fazendo com que possam ser assistidas em qualquer horário.

Sendo assim, os profissionais de Recursos Humanos podem investir em cursos e treinamentos online, garantindo a capacitação dos profissionais que fazem parte da empresa. Essa é uma forma de fazer com que eles se sintam mais valorizados e próximos da empresa. Enfim, é um investimento que retorna para o negócio.

Siga as tendências de RH e melhore a gestão de pessoas no seu negócio!

A cada novo ano que se inicia, muitas tendências são comentadas e previsões realizadas. Algumas delas, de fato, são itens que já aparecem com força ao longo dos últimos anos e que serão renovados e transformados ao longo de 2022. Isso também vale para a área de RH, que precisa de constante atualização.

Cada vez tem sido mais importante que gestores e profissionais de Recursos Humanos trabalhem com a tecnologia ao seu lado. É algo importante para melhorar a competitividade do seu negócio, investindo em ferramentas capazes de fazer a diferença na gestão de jornadas de trabalho.

Neste ano, softwares intuitivos serão ainda mais populares. Afinal, ninguém merece ficar perdendo tempo ao procurar por informações que poderiam ser encontradas rapidamente. A MarQ sabe disso e então desenvolve produtos fáceis de usar, com suas aplicações sendo compreendidas rapidamente.

Seguir as tendências de RH é algo que faz a diferença para sua empresa, Além de melhorar a sua produtividade, como um todo é beneficiada por estas práticas. Venha para o futuro, faça um 2022 diferente e invista em sistemas que permitam a evolução: conte com MarQ para levar o seu negócio para a transformação digital no RH.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Soft skills: o que são e dicas para melhorar

07/11/2023

Sistema de gestão de pessoas: O que é e por que utilizar um?

01/11/2023

Folha de ponto digital: O que é e quais são as vantagens?

26/10/2023