Compartilhe:

Índice

Pressão no Trabalho: Saiba como lidar

Índice

Uma pesquisa revelou que 70% dos diagnósticos em pacientes com essa doença são advindos do trabalho. A pressão no trabalho é um dos principais motivos causadores da baixa produtividade e do desenvolvimento de doenças mentais.

As causas da pressão no trabalho são variadas — como prazos de entrega curtos, metas profissionais, problemas pessoais (principalmente financeiros), insegurança e cobranças excessivas por parte da liderança.

Com a transformação digital e o aumento da competitividade das empresas, passou a ser considerado normal ver empresários correndo com prazos, pessoas sempre ocupadas trabalhando e infinitas horas extras.

Outro agravante para essas condições de trabalho foi a pandemia do coronavírus. Grande parte das atividades que antes eram executadas de maneira presencial, passaram a ser remotas. Com isso, muitos trabalhadores passaram a levar serviço para casa, literalmente.

Mas, para que você não deixe a pressão te dominar, vamos apresentar algumas dicas para que você aprenda a lidar melhor com a pressão no ambiente de trabalho. Confira a seguir:

Organize seu dia a dia

No Trabalho existe duas fontes de pressão, conhecidas como externa e interna. A externa é aquela gerada pelas cobranças excessivas dos superiores e competitividade entre os colaboradores. Já a interna é aquela que você mesmo desenvolve. Ou seja, aquelas que causamos pela maneira que reagimos ao sermos muito cobrados.

A primeira dica para reduzir esse problema é organizar seu dia a dia, a desorganização, além de prejudicar os prazos e a produtividade, com o tempo vai deixar a sensação de acúmulo de trabalho.

Uma boa sugestão é organize tudo que você precisa realizar já no inicio da sua semana, anote suas atividades, existe estudos indicando que o ato de anotar nos faz fixar e, consequentemente, concluir nossos afazeres..

Identifique as causas da pressão 

Para acabar ou minimizar um problema, é preciso identificar a fonte dele. Você precisa identificar as causas da pressão no trabalho e ver quais são as suas alternativas para ficar mais aliviado na sua vida profissional.

Faça algumas perguntas pra si mesmo: A pressão vem da liderança? Ou você que se cobra demais? Está em uma profissão extremamente estressante?

Não leve problemas do trabalho para casa

Sabemos que infelizmente não temos um botão que desliga a gente das nossas atividades do trabalho no entanto, reforçamos o que falamos no tópico anterior: precisamos saber impor limites, tanto aos outros quanto para nós mesmos. Entenda que trabalhar nos finais de semana ou depois do expediente não adoece ninguém, desde que essa prática não se transforme em uma constante.

O que é prejudicial para a saúde e para a nossa vida social é a maneira pela qual lidamos com os desafios e frustrações do trabalho. Levar problemas do trabalho para casa pode nos trazer prejuízos com o tempo, se isso virar uma rotina.

O nosso trabalho deve ser encarado como um meio para conquistarmos os nossos sonhos e os da nossa família. Portanto, devemos saber separar os problemas pessoais dos familiares e vice-versa.

Faça pausas durante o dia

Existem estudos que na área da neurociência já comprovaram que o nosso cérebro consegue ficar concentrado somente durante 30 minutos, mas pode chegar até 90 minutos.

Na verdade, essa é a receita perfeita para a pressão no trabalho: falta de foco + procrastinação + sentimento de culpa por não ter produzido + atrasos na entrega = pressão e ansiedade. Sabia que a sua produtividade e o seu descanso podem estar nas pausas que você não faz?

Então, aqui vai mais uma dica: faça pequenas pausas durante o seu expediente. Pelo menos a cada duas ou três horas de trabalho, faça um pequeno intervalo para alongar as costas, os braços e as pernas. Pequenos intervalos de 10 e 15 minutos já são o suficiente para o seu cérebro retomar o fôlego.

Determine seu espaço de trabalho

Normalmente, as empresas preparam os postos de trabalho para os seus colaboradores conforme as suas funções. Mas, com a crescente onda do home office, muitas pessoas não preparam os locais onde trabalharão em suas residências.

Portanto, organizar o local de trabalho em casa é uma maneira de criar um ambiente que traga bem-estar durante o expediente. Para isso é necessário ter mesas e cadeiras de escritório, armários para organizar a papelada, além de uma boa iluminação e ventilação.

Novamente, recomendamos o diálogo com a liderança da empresa. Saiba que providenciar ferramentas de trabalho para os colaboradores é dever da empresa.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade que devemos desenvolver para lidarmos com as nossas emoções. Trata-se de entender os nossos sentimentos e estados de humor e usá-los ao nosso favor.

Esse é um dos maiores segredos para lidar com as relações interpessoais, construir relacionamentos saudáveis e para sabermos gerenciar os momentos de pressão no trabalho.

A pessoa emocionalmente inteligente sabe os momentos certos de agir, de parar, de descansar e pensar. No entanto, essa não é uma habilidade desenvolvida do dia para a noite. É preciso trabalhar e se policiar em relação às suas emoções.

pressão no trabalho não é frescura nem sinônimo de que “você não dá conta do recado”. Esse estado de esgotamento é um aviso de que você precisa parar um pouco. 

Para esse problema, além de trabalhar a inteligência emocional, não hesite em buscar ajuda profissional quando os problemas físicos e mentais saírem do controle.

Por fim aproveite para conhecer a MarQ somos uma ferramenta completa. Intuitiva, econômica e segura, somos mais que um sistema de controle de ponto, somos seu parceiro para um RH mais fácil e estratégico. Garantido que as empresas estejam dentro da lei e evitando passivos trabalhistas.

Diminua a burocracia usando tecnologia simples e ganhe tempo para cuidar das pessoas e do seu negócio. Clique aqui, conheça a  e venha revolucionar a gestão da sua empresa.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Soft skills: o que são e dicas para melhorar

07/11/2023

Sistema de gestão de pessoas: O que é e por que utilizar um?

01/11/2023

Folha de ponto digital: O que é e quais são as vantagens?

26/10/2023