Compartilhe:

Índice

O que é Psicologia organizacional: qual a sua função e benefícios?

Índice

A psicologia organizacional é uma área que estuda o relacionamento humano dentro do ambiente de trabalho. Com ela podemos facilitar as relações dentro da organização, lidando com as rotinas, relacionamentos, conflitos internos, entre outros.

Com a psicologia organizacional conseguimos entender melhor os colaboradores, e como consequência disso uma organização com um bom clima organizacional, e com funcionários mais produtivos no dia a dia de trabalho.

No entanto, essa posição exige habilidades específicas, e é aí que entra a psicologia, ajudando as organizações a terem mais sucesso, e nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre psicologia organizacional.

O que é Psicologia organizacional: qual a sua função e benefícios?

O que é a psicologia organizacional?

Podemos dizer que a psicologia organizacional, é o segmento da psicologia que tem como propósito estudar o perfil comportamental dos colaboradores. É em suma a psicologia usada para a gestão de pessoas dentro de uma organização.

Essa área tem como foco resolver os problemas relacionados à gestão de pessoas dentro da organização. Para auxiliar nessa gestão, o profissional de psicologia organizacional deve procurar compreender como cada colaborador atua dentro da empresa, para entender como cada pessoa se comporta em ambientes coletivos, e assim analisar as consequências das suas atitudes perante o ambiente de trabalho. 

A psicologia organizacional pode ser o pilar que promove ações capazes de gerar grandes retornos para a organização, um artigo publicado pela Maxis Global Benefits Network,  identificou que empresas que investiram em um bom clima organizacional tiveram um crescimento estimado de 628% na receita da organização, em um período de 11 anos. Empresas que não fizeram nada com relação ao clima organizacional, tiveram um crescimento aproximado de 166%, no mesmo período. 

Resumidamente, o trabalho do psicólogo organizacional é a melhora da convivência e qualidade de vida, no ambiente de trabalho. 

Para que ela serve?

Esse profissional tem como principal objetivo manter os funcionários saudáveis e ajudar com o bem-estar de todos da organização. Assim eles conseguem desempenhar melhor as suas funções, trazendo mais resultados. Além de olhar para aspectos emocionais, o psicólogo organizacional também tenta cuidar e contribuir da saúde física dos colaboradores.

Sendo assim responsável por cuidar de todos os processos relacionados ao dia a dia da organização. Por que no fim das contas quem gera os resultados, são os colaboradores que compõem os times da empresa, e esse ramo da psicologia valoriza essas pessoas

Contudo esses profissionais podem atuar em diferentes frentes da psicologia organizacional dentro de uma empresa, e algumas delas são:

Quais as áreas de atuação?

Algumas das principais áreas de atuação de um psicólogo organizacional:

  • Clima organizacional: entendendo a cultura da empresa, promovendo e aprimorando o clima organizacional. Muitas das vezes avaliando a segurança psicológica dos colaboradores em relação a organização e como pode fortalecê-la.
  • Treinamento e desenvolvimento: com base nisso, se torna possível desenvolver os talentos, aumentando assim os resultados, e promovendo ainda mais a cultura organizacional. O psicólogo organizacional fica responsável por definir um calendário de treinamentos internos, com o objetivo de avaliar as soft e hard skills, promover dinâmicas de grupo, e montar planos de desenvolvimento, para cada colaborador poder entender como pode evoluir dentro da organização.
  • Gestão de Conflitos: identificando e mediando todo e qualquer conflito dentro de uma companhia, procurando suavizar todo desentendimento e propor soluções.
  • Recrutamento e Seleção: nessa etapa o psicólogo consegue identificar quem possui o perfil que mais se adeque a cultura da empresa, através de testes e dinâmicas.
  • Gestão de planos de Carreira e cargos e salários: cuidando da correta atribuição a cada cargo da organização. Dependendo de alguns critérios adotados pela empresa (tempo de companhia, evolução, resultados obtidos, etc) podendo cada cargo ter um aumento proporcional de salário. 

Diferença entre  psicologia organizacional e psicologia do trabalho

É habitual que as duas psicologias sejam confundidas, mas elas podem ser bem diferentes. 

A psicologia do trabalho é mais focada no indivíduo. Assim ela vai entender a relação que o colaborador tem com o ambiente de trabalho, , vendo como as relações dele podem afetar a sua saúde emocional, quais as relações do indivíduo com relação às demandas que performa e assim por diante

Já a psicologia organizacional é mais voltada ao dia a dia da empresa, com relação aos colaboradores.Pensando em ações voltadas a desenvolver melhor as rotinas da companhia. 

Qual a importância da psicologia organizacional?

A atuação de um psicólogo organizacional dentro da empresa, ajuda a reter talentos, resolver e até mesmo prever conflitos, ajudando a desenvolver não somente as pessoas mas também os departamentos, entre outras coisas.

Muitas vezes por conta da rotina, os gestores não conseguem dar a devida atenção e dar o devido auxílio com relação à feedbacks e evolução do time da maneira adequada.

Uma pesquisa da CNN Brasil, indica que entre os anos de 2019 e 2020, aproximadamente 576 mil pessoas pediram afastamento do trabalho por conta de transtornos mentais e comportamentais. Esse número revela uma alta de 26% com relação ao ano anterior. Mostrando que essa área da psicologia é cada vez mais importante para as organizações.

Benefícios da psicologia organizacional para a empresa

Como vimos nesse artigo, a psicologia é de extrema importância quando tratamos de resultados com relação à gestão de pessoas, e como consequência a empresa como um todo. abaixo citamos alguns benefícios para a organização:

Ajuste no clima organizacional

Ajustar o clima organizacional é essencial para qualquer organização. Com uma melhora no clima o ambiente de trabalho fica melhor, consequentemente aumentando a produtividade, a interação entre os colaboradores entre si mesmos, e melhorando a comunicação com a diretoria.

Acarretando em melhora nos resultados internos e externos da companhia, não só com questão de lucro, mas principalmente com a imagem positiva no mercado.

Aumento de Produtividade

Como falamos acima, quando se tem um psicólogo organizacional para orientar os times, os gestores entendem melhor as suas equipes. Sabendo qual o perfil de cada colaborador, podendo deixar o time mais motivado, e delegando as demandas conforme o perfil de cada colaborador. Com profissionais engajados a tendência é de que a produtividade aumente.

Redução de Custos

Com colaboradores produzindo mais, e mais engajados as taxas de rotatividade tendem a abaixar, já que existe o acompanhamento desde o momento da contratação. Como consequência reduzindo os custos com processos como: recrutamento e seleção, treinamentos e assim por diante.

Conclusão

Por meio da psicologia organizacional as empresas tendem a se tornar mais capacitadas. Evitando possíveis ações e atitudes que possam vir a prejudicar o clima organizacional e a cultura do ambiente de trabalho. Assim sua empresa consegue adotar estratégias de integração de equipes mais satisfatórias.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Soft skills: o que são e dicas para melhorar

07/11/2023

Sistema de gestão de pessoas: O que é e por que utilizar um?

01/11/2023

Folha de ponto digital: O que é e quais são as vantagens?

26/10/2023