Compartilhe:

Índice

Liderança carismática: harmonia, cooperação e foco!

Índice

liderança carismática

Pode parecer um nome curioso, mas, a liderança carismática é um dos tipos de liderança mais utilizados nas empresas. Mas, você entende qual o conceito de carisma? Como ser um líder carismático?

O conceito de carisma remete a coisas positivas, a um ser que possui facilidade em lidar com questões sociais, porém, é algo que vai, além disso. E por isso, a liderança carismática é algo ainda mais complexo.

Por fim, veremos hoje como esse modelo de gestão funciona!

O que é ser um líder? 

Antes de entendermos o que significa ser um líder carismático, devemos entender o conceito das duas palavras de forma separada. Primeiramente, a liderança, que podemos entender como uma habilidade de influenciar pessoas em um grupo. Ter essa habilidade, é essencial dentro dos cargos mais altos da empresa e principalmente para os gestores de equipes, que devem estar preparados para as mais diversas ocasiões, personalidades e características da equipe. Vale ressaltar que líder e liderança, são coisas diferentes, vale a pena ler o nosso artigo completo sobre liderança! 

O que significa ter carisma?

E quanto ao carisma? Bom, para começarmos, o carisma é algo difícil de se definir, complexo de se medir, mas fácil de se notar. É muito fácil imaginar uma pessoa com carisma, lembra daquela pessoa que quando chega, impacta a todos no ambiente? Positivamente, é claro.  Se trata daquela pessoa que todos gostam de estar por perto?  Por fim, a definição de carisma seria:

“Carisma é comunicação baseada em valores, com uso de simbologias e carregada de emoção, gerando profunda atenção e consequentemente atraindo seguidores.”

Além disso, o carisma está baseado em três pontos: A comunicação baseada em valores, o uso de simbologias e as palavras carregadas de emoção.

O primeiro ponto podemos compreender como, a certeza do que é o certo e o errado, ou seja, transmitir segurança naquilo que dizer. No uso de simbologias, saber usar metáforas, expressões e gestos, todos esses fatores, tornam a comunicação muito mais atrativa e emotiva. Por fim, saber falar com emoção, algo que parece simples, mas se trata de uma ferramenta poderosa para o engajamento, e quando digo isso, não estou falando daquele entusiamo quase falso, e sim de emoções genuínas, que nem sempre são positivas.

Bom, agora que você entende um pouco mais sobre esses dois conceitos, vamos entender o que é uma liderança carismática!

O que é liderança carismática?

É a capacidade de inspirar, passar confiança e engajar outras pessoas a uma ou mais ações. O líder consegue fazer a comunicação com excelência, transmitido carisma, persuadindo e engajando todos os envolvidos. Essa é uma das formas de resumir o que seria a liderança carismática.

Nesse tipo de liderança, o foco são as pessoas comandadas, e nesse sentido, o líder deve conseguir coordenar e equilibrar os objetivos da organização e a gestão de pessoas. No fim, a organização sempre irá olhar os resultados das equipes, por isso, existe essa necessidade de equilíbrio.

Uma das maiores características e capacidades do líder carismático, é sua capacidade de se conectar e relacionar com seus subordinados, sem renunciar a sua autoridade dentro da organização.

Por fim, para ilustrar melhor, usarei três exemplos de líderes da história, São eles

Exemplos de liderança carismática( em ordem, Barack obama, Dalai Lama e Luiza Trajano)

Barack Obama: o 44.º presidente da história dos Estados Unidos, e também o primeiro presidente afro-americano a ocupar o cargo, é um exemplo de líder carismático. Possuí uma história de superação, usado como inspiração para muitos daqueles que desejam ter a liderança carismática.

Dalai Lama: Uma das figuras mundiais mais reconhecidas, o 14.º Dalai Lama, Tenzin Gyatso é uma das maiores lideranças espirituais do mundo. Inspirou muitas pessoas pelo mundo, principalmente pela sua atuação na política.

Luiza Helena Trajano: Fundadora do grupo Magazine Luiza, transformou uma pequena loja varejista de Franca-SP, na marca mais valiosa do varejo brasileiro atualmente.

Esse são só alguns exemplos de líderes que servem de inspiração para muitas pessoas no Brasil e no mundo.

Quais as características da liderança carismática?

Como vimos, carisma é o conjunto de habilidades que formam o líder carismático, porém é um conceito muito subjetivo para se compreender. Qualidades e traços que formam o líder carismático podem ser difíceis de se perceber, porém, irei listar as principais características:

  • Confiança;
  • Comunicação;
  • Inteligência emocional;
  • Bom ouvinte;
  • Empatia;
  • Otimismo;
  • Influência;
  • persuasão.

Vamos entender melhor cada uma dessas características.

Confiança

Primeiro, e um dos mais importantes, a confiança é um dos traços mais marcantes do líder carismático. Demonstrar domínio no que diz e que está irá tomar a frente da equipe. A liderança confiante potencializa os resultados da organização.

Além disso, a liderança confiante também pode ser utilizado como uma ferramenta para a comunicação entre a organização e os trabalhadores. Pois, os funcionários da empresa confiam na gestão deste líder, e comunicam aquilo que está acontecendo, ideias, problemas e questionamentos quanto ao trabalho. E, por outro lado, o líder passa essas informações para outros times, assim melhorando muito a relação entre as equipes da empresa.

Comunicação

Assim como o carisma, a comunicação é algo que pode ser difícil de se entender todo o conceito. Afinal, informar não é comunicar, e essa característica no líder carismático, entende-se como algo além de transmitir uma mensagem e receber uma resposta.

A comunicação é algo que envolve muitos mais fatores, e nesse caso, entende-se que é o líder que sabe falar de uma forma clara e articulada, e também sabe ouvir aqueles ao seu redor. Assim, como a confiança transmite segurança, a comunicação também passa a mesma sensação. Vale ressaltar que a comunicação é algo muito mais complexo, e é um erro achar que se trata apenas de uma ferramenta.

Inteligência emocional

A capacidade de controlar as próprias emoções, é uma das tarefas mais difíceis para qualquer pessoa. Somos seres humanos, possuímos falhas, inseguranças, ansiedade, medos, e tantos outros sentimentos que podem nos atrapalhar. Porém, aqueles que possuem o domínio da inteligência emocional, são aqueles que conseguem deixar as pessoas ao redor mais confortáveis.

Tendo domínio de suas emoções, os líderes carismáticos conseguem lidar com situações ruins, amenizar, e principalmente, enxergam o lado positivo das situações.

Bom ouvinte

Como já dissemos acima, o líder carismático sabe ouvir também. Não se trata apenas de ficar em silêncio quando não é sua vez de falar, mas, genuinamente, prestar a atenção àquilo que está sendo passado.

É um erro achar que saber ouvir é algo simples, entender tudo aquilo que está sendo transmitido para outro ser humano, pode ser algo de difícil compreensão. Escutar o que seu colaborador tem a dizer, é entender suas dores, reclamações, ansiedades, ideias, observações, etc.

O líder que sabe ouvir, contribui muito, para a criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho.

Empatia

Seria praticamente impossível ter todas as características acima, e não possuir empatia como consequência ou em conjunto. É outra característica muito importante na liderança carismática.

Ter empatia, é transmitir a segurança e confiança para outra pessoa, que nesse caso seria o trabalhador.  Abrir um espaço para o colaborador falar abertamente sobre o que está sentindo e ser compreendido enquanto diz.

Ser um líder, significa se preocupar com as necessidades e preocupações dos que estão ao seu redor.

Otimismo

Otimismo é o comportamento de quem sempre busca ver o lado bom em tudo e em todos, e é outra característica do líder carismático. Saber tranquilizar o time, e principalmente, acentuar boas atitudes e resultados, é essencial para um bom líder.

Otimismo é algo que cativa e influência, fará com que as pessoas queiram estar ao redor dessa pessoa.

Influência e persuasão

Por fim, mas não menos importante, as duas características que determinam um líder carismático, é a persuasão e influência.

Usar as palavras certas, inteligência emocional, otimismo, e todas as outras características citadas e mencionadas acima, fazem com que o líder carismático tenha influência e persuasão com seus subordinados.

Para se obter isso, também é necessário que o líder aja com postura e a confiança que o cargo exige.

Vantagens e desvantagens da liderança carismática

Até aqui, tudo o que vimos da liderança carismática parece positiva e ser uma junção de características excelentes. Porém, devo alerta-lo, que boa parte das coisas possuem um porém, e nesse caso, existem as vantagens de ser um líder carismático e as desvantagens do mesmo.

Apesar de em sua maioria, a liderança carismática ser positiva, possui algumas desvantagens, entre elas podemos listar:

  • O carisma do líder pode ofuscar suas competências técnicas;
  • Feedbacks negativos podem não ser efetivos ou não entendidos;
  • A imagem de um líder “amigo” pode deixar o profissionalismo em segundo plano;
  • Um ambiente amistoso pode facilitar a imparcialidade em alguns julgamentos.

Essas são as principais desvantagens desse líder, ainda sim, está em vantagem a muitos tipos de liderança, principalmente, aquelas mais retrogradas. Se ainda não foi convencido, irei citar algumas vantagens dessa liderança que já puderam ser observadas anteriormente, entre elas a:

  • Boa comunicação, que facilita a resolução de conflitos;
  • Relação de confiança criada entre equipe e gestor;
  • Os membros da equipe se sentem mais engajados e se sentem parte da empresa;
  • Bons resultados, sem precisar ser um “líder autoritário”;

Por fim, como podemos ver, o líder carismático possui uma forma de liderança que é muito mais leve e receptiva com os colaboradores da empresa. Os resultados da equipe serão positivos, sem a necessidade de uma cobrança excessiva, e a leveza de um gestor carismático, podem diminuir a tensão e estresse que são recorrentes em muitos cargos.

Nós ajudamos empresas a desburocratizar os processos de gestão de pessoas e tempo, e devolvemos horas para o RH usar no que realmente importa

Veja também

Soft skills: o que são e dicas para melhorar

07/11/2023

Sistema de gestão de pessoas: O que é e por que utilizar um?

01/11/2023

Folha de ponto digital: O que é e quais são as vantagens?

26/10/2023