Diariamente as transportadoras levam diversos tipos de cargas, rodando milhares de quilômetros para fazer o produto chegar onde tem que chegar.
Por trás desse transporte, existem diversos funcionários que fazem toda a logística acontecer diariamente.
Porém, neste meio existe um grande desafio dentro de uma transportadora: controlar a jornada de trabalho de todo esse pessoal. A complexidade fica ainda maior pois existem os funcionários alocados em sede quanto os funcionários remotos, que todos os dias estão em lugares diferentes.
A mobilidade exige um controle de ponto igualmente móvel, que não fique preso a um único lugar.
O que é controle de ponto?
O controle de ponto é o registro dos horários que os colaboradores de uma empresa fazem durante a sua jornada de trabalho. Diariamente são anotados os horários para se ter a certeza de que a jornada proposta está sendo cumprida.
Ele é algo importante, pois, qualquer alterações de horários podem influenciar diretamente na folha de pagamento, como por exemplo desconto no salário por faltas, atrasos ou o pagamento de horas extras, adicional noturno e outros acréscimos relativos à jornada.
Mas, para além disso, o controle de ponto também ajuda na organização da sua transportadora e consequentemente nos lucros.
O controle de ponto ajuda a saber os índices de atrasos, faltas e até mesmo quando os funcionários estão realizando muitas horas extras ajuda a sua empresa a se adequar e encontrar soluções para esses problemas.
Apenas, o controle de ponto cosegue trazer uma visão ampla e clara de como estão as jornadas dos colaboradores. Consequentemente com boas estratégias sua transportadora consegue colher o melhor dos seus funcionários.
Ter um registro de ponto inteligente evita cálculos de horas incorretas, pagamentos de horas extras indevidas e descontos injustos da folha dos colaboradores.
Isso acaba sendo um problema recorrente em transportadoras, como existem muitos funcionários remotos, muitas acabam recorrendo à anotação manual do ponto. Com isso, muitas informações podem se perder e até mesmo gerarem cálculos incorretos quando as informações forem passadas para o RH.
Adotar um controle de ponto, já reduz drasticamente a folha de pagamento, pois dessa forma, os horários anotados que não condizem com a realidade deixarão de acontecer.
Sem contar que sua transportadora fica protegida contra possíveis processos trabalhistas relacionados à jornada. Com o controle de ponto todas essas informações ficam armazenadas em sistema e podem ser consultadas a qualquer momento.
Controle de ponto para transportadoras: como aplicar?
Buscar inserir a tecnologia no processo com os colaboradores agrega valor na relação entre a sua transportadora e os funcionários.
Para isso, a sua gestão pode começar com o controle de ponto. Entretanto, não qualquer sistema de ponto.
O controle de ponto em uma transportadora é algo bastante complexo e os sistemas tradicionais geralmente são muito engessados, ficam alocados em apenas um lugar e exigem o complemento de mais um sistema para tratamento dos pontos.
Sem contar que para os funcionários remotos o controle acaba sendo feito de forma manual, e para uma jornada complexa como as do motoristas essa é uma das piores opções, pois acaba abrindo margem para diversos tipos de situações como o esquecimento de anotações e até mesmo fraudes.
Por isso, a melhor maneira de acertar no controle de jornada para sua transportadora é encontrar um sistema de ponto moderno e robusto.
Uma outra questão que preocupa bastante as transportadoras são as novas regras da legislação para os motoristas profissionais, que versam sobre a jornada da categoria além de trazer regras expressas para o descanso dos motoristas.
Sua transportadora deve estar muito atenta aos tópicos dessa legislação, e deve encontrar uma solução que atenda à essas necessidades.
Como controlar a jornada do motorista?
Cada transportadora escolhe controlar a jornada de seus motoristas de uma forma específica, mas, todas devem ficar atentas às exigências da lei 13.103 de 2015.
Sabemos o quanto a jornada dos motoristas de caminhão são exaustivas, por isso a lei regulamenta como deve funcionar o dia a dia da jornada deles. Confira os principais pontos:
- A lei determina que todos os motoristas profissionais devem ter no mínimo 1 hora de pausa para refeição que pode coincidir com suas paradas obrigatórias ou não.
- A cada 24 horas é obrigatório o repouso de 11 horas com o veículo estacionado, esse período pode ser fracionado e também pode coincidir com o tempo de parada obrigatória.
- A jornada de trabalho dos motoristas deve ter duração de no máximo 8 horas, e pode ser estendida em até 2 horas extras ou 4 quando for permitido em convenção coletiva ou acordo coletivo.
- É um direito do motorista profissional ter a sua jornada controlada e registrada de maneira fiel, podendo ser anotada em diário de bordo, papeleta, ficha de trabalho ou através de meios eletrônicos instalados no veículos.
Diante dessas exigências, qual é a melhor forma de controlar a jornada dos motoristas?
Bom, as novas tecnologias são a melhor escolha para as transportadoras. Isso porque, o ponto alternativo é totalmente remoto e funciona em nuvem.
Dessa forma os motoristas podem registrar o ponto mesmo da estrada e o RH não depende que ele volte para a base para que seja possível conferir a papeleta, pois, o sistema funciona em nuvem e pode ser acessado diretamente da sede da empresa.
Como bater o ponto sem ter um lugar fixo?
Uma das maiores diferenças entre o ponto alternativo e o ponto tradicional, é que o ponto alternativo é totalmente móvel e possui mais de uma opção de registro de ponto.
Pois é, quem acredita que é impossível realizar a marcação de ponto à distância está completamente enganado, o ponto alternativo trouxe essa possibilidade para as empresas e pode ser adotado em diversos setores.
Ele é ideal para transportadoras, já que o ramo possui muitos funcionários se locomovendo o tempo inteiro em diversos centros de distribuições, com esse tipo de controle de jornada independente de onde o seu colaborador estiver ele pode registrar o ponto tranquilamente.
Benefícios da MarQ Ponto
A primeira coisa que eu quero reforçar com você, é que o MarQ Ponto não é só mais um aplicativo para bater ponto. Ele reúne as melhores tecnologias para tornar a sua gestão de ponto a mais eficiente possível.
Além do registro, o sistema possui todo o tratamento das informações do ponto e conta com diversas medidas de segurança para garantir a veracidade das marcações de ponto.
Ele também pode ser acessado de celulares, tablets, computadores e até mesmo registrar o ponto através de uma ligação telefônica.
E um dos maiores benefícios é a possibilidade de integração com os principais sistemas de folha de pagamento.
Ainda não acabou, para você entender mais sobre como funciona oe como ele pode ajudar sua transportadora vou te dar mais detalhes sobre a ferramenta.
Registro de ponto
A primeira coisa que o MarQ pode contribuir para sua transportadora é levar o melhor da tecnologia ao registro de ponto. Usando o MarQ você tem múltiplas formas de registro, podendo registrar o ponto de forma offline.
Sabemos que em muitos pontos da estrada, os celulares acabam ficando sem sinal, por isso, um registro de ponto que permita a marcação sem conexão é ideal para os motoristas de uma transportadora.
Não se preocupe, seus pontos não serão perdidos, assim que o dispositivo estiver conectado à internet os pontos armazenados subirão automaticamente para o sistema.
Além do aplicativo, o sistema conta com a possibilidade de realizar a marcação por ligação telefônica, o que também é uma solução que atende as transportadoras.
E não é somente para os remotos que o PontoTel possui o melhor registro, para os colaboradores que ficam alocados na sede da empresa também.
Da mesma forma que os motoristas podem realizar a marcação por diversas formas os colaboradores da sede podem também, até mesmo através da integração do sistema PontoTel com diversos relógios de ponto.
Segurança
Uma das coisas que são extremamente importantes para a MarQ é a segurança do sistema, afinal, não adianta vender uma solução sem que ela seja 100% segura.
Por isso, o sistema conta com diversas medidas de seguranças, algumas delas são:
- Reconhecimento facial;
- Geolocalização;
- Senha;
A geolocalização serve para que o RH saiba exatamente onde aconteceu a marcação do ponto, isso evita que os colaboradores marquem ponto fora do local combinado.
E a senha do colaborador é pessoal e intransferível, serve para que só ele possa acessar o seu login para realizar a marcação.
Organização de escalas e jornadas
Como vimos acima, a jornada de trabalho dos motoristas é bastante complexa, pois, conta com pausas específicas para descanso.
Por isso, organizar as jornadas e as escalas desses profissionais é essencial para que sua empresa não tenha erros de cálculos e continue agindo de acordo com a lei.
Com o sistema PontoTel isso é possível, você pode inserir jornadas específicas de acordo com o combinado entre empresa e colaborador.
Locais de trabalho
Além da organização de jornada, o sistema mantém o seu quadro de funcionários organizados por locais de trabalho.
Dessa forma fica muito mais fácil fazer a gestão de ponto, pois, além de manter o seu quadro de funcionários organizado, você pode filtrar os colaboradores por locais de trabalho específicos.
Seu RH mais eficaz
Com tantos avanços na área de logística, sua transportadora não pode mais ficar presa ao passado em sua gestão de funcionários.
O nosso sistema funciona totalmente em nuvem por isso, o RH pode consultar qualquer informação a qualquer hora do dia.
Nesse artigo vimos como um controle de ponto pode ajudar as transportadoras a cuidar da frequência dos funcionários mesmo à distância.
Você também viu como ele pode ajudar nos lucros e tornar o RH de sua empresa mais eficiente. Se gostou desse texto compartilhe em suas redes sociais!